10.5.11

UMA BOBAGEM OU OUTRA

Agora, o amor vem naquelas caixinhas de rapé, tão puro quanto a cocaína brasileira, daquelas que os riquinhos compram da mão dos malandros, na saída do fundo da escola. A justiça já não é cega – um pouco míope, talvez –, mas se disfarça com óculos de sol da Prada, pra poder furar a fila do banco. Quase todo mundo ficou meio bobo e cansado de levantar toda manhã pra ver as mesmas coisas, as mesmas pessoas, os mesmos lixos jogados no chão que ninguém se abaixa pra recolher. Os grandes revolucionários, em compensação, agora lutam por um bem maior: o bem deles. As pessoas andam se decepcionando; eu vivo me decepcionando! E não me ensinaram, não ensinaram ninguém a lidar muito bem com isso. Todo mundo buscando o infinito imediato, o sucesso instantâneo, a grandeza inata. Vejam bem: nada disso existe. Eu também, bem que queria, mas é preciso escalar algumas montanhas e forçar muitos sorrisos no caminho.
Os dias de hoje não são fáceis, justamente por tudo ser fácil demais. Porque hoje existe uma versão transgênica à venda de tudo, inclusive de carinho. Pois bem, eu quero afeto grátis, orgânico, cultivado em casa: desajeitadamente, sem seguir as instruções no verso da caixinha. Eu quero risos genuínos, leves, gostosos. Quero um choro pesado que derrame, em lágrimas e soluços – todo o pesar em excesso do coração. É preciso viver! É preciso ser dessa raça em extinção: a raça humana, feita de carne e alma.
Já se esqueceram do que é correr descalço na areia da beira-mar, falar alto demais, trocar cartinhas, ouvir as histórias do tio-avô enquanto ele acende o cachimbo, deitar na varanda pra olhar as estrelas debaixo do cobertor. Já eu, não me esqueço de chamar o vovô pra preparar o chimarrão, contar mentirinhas que eu finjo acreditar. Não me esqueço de andar a pé, devagarzinho, até um boteco onde toca MPB ao vivo. Não me esqueço de pedir pra tocar essa ou aquela música do Raul. Porque é isso que a vida é, não é mesmo? Cheia de bobagens que fazem a gente sorrir.

2 comentários:

  1. Lindo e sincero, Gabi. Você sabe que eu sou fã dos seus textos.

    ResponderExcluir
  2. Ai, quanta lindeza num blog só :///////

    ResponderExcluir